EstresseNootrópicos

13 Maneiras de Reduzir o Estresse

Seja uma briga com o namorado, um desentendimento com a mãe ou um dia péssimo no trabalho, o estresse vem de mansinho e abocanha a nossa calma quando menos esperamos.

Apesar de um pouquinho de estresse ser benéfico por fazer com que sejamos mais produtivos e nos concentremos mais em diversas tarefas, de pouquinho em pouquinho o estresse toma conta da nossa vida e aí só é prejudicial mesmo.

Para controlar essas crises, há vários suplementos sensacionais para estresse que podem ajudar. Mas se você está tendo um momento estressante NESTE MOMENTO e quer uma solução imediata que irá resolver o seu problema em 5 minutos e não em 1 semana, dá uma olhada nessas dicas abaixo de como reduzir o estresse.

 

  1. Respire fundo:

    eu sei que é clichê, mas concentrar na sua respiração desacelera os batimentos cardíacos e abaixa a pressão sanguínea. Respire fundo por 4 segundos, segure por 2 segundos, expire por 4 segundos. Repita o processo algumas vezes e você se sentirá mais calmo.

 

  1. Comece um diário:

    se acostumar a colocar os problemas do dia a dia no papel pode abrir uma porta de autoconhecimento e fazer com que os seus pepinos parem de ser tão intimidadores. Conheça os seus gatilhos do estresse, aprenda como controlar e os seus sintomas.

 

  1. Dê risada:

    a Mayo Clinic, nos Estados Unidos, revelou que rir é um remédio para estresse de curta-duração, mas instantâneo (mais instantâneo que fazer miojo). Dar risada estimula o coração, pulmões e músculos além de liberar endorfinas e diminuir os níveis de cortisol.

 

  1. Ouça música:

    invista em uma playlist composta de sons calmantes (ondas quebrando no mar, chamas e brasa na lareira, chuva e trovão, passarinhos cantando na floresta) para o alívio da hipertensão, ansiedade e taquicardia. A música também funciona com gêneros mais animados. Cante alto. Quem canta, os males espanta.

 

  1. Medite:

    estudos apontam que a meditação modifica a atividade cerebral fazendo com que a prática diária aumente a nossa barreira natural de resistência ao estresse. No começo pode ser um desafio aquietar a mente, mas o corpo se acostuma e o silencio mental expulsa todo o estresse de dentro de nós.

 

  1. Pratique exercícios físicos:

    qualquer atividade física está valendo! Não precisa ser intensa como a corrida ou agressiva como a musculação para alcançar a sensação de bem-estar. Yoga, caminhadas e alongamentos são ótimas opções que também amenizam sintomas de depressão e ansiedade via a liberação de endorfinas. Esse hormônio nos carrega para um mundo de alegria e imune à dor, parecido com o efeito da morfina.

 

  1. Brinque com animais de estimação:

    se você não tiver um, serve o do seu amigo ou o do vizinho. Um estudo concluiu que quando alguém leva o seu cachorro para o ambiente de trabalho, o nível de estresse diminui de forma geral e ainda turbina a felicidade e satisfação dos empregados.

 

  1. Experimente a técnica de relaxamento progressivo:

    se deite e feche os olhos. Agora foque em grupo muscular do corpo individualmente. Comece com os dedos do pé. Tensione os músculos. Vá subindo devagar tensionando também os músculos da panturrilha, da coxa, dos glúteos. Segure firme. Siga para o abdômen, mãos, braços, peitoral, costas. Aperte por alguns segundos e libere a tensão de todos os músculos ao mesmo tempo. É uma sensação boa, né? Quando o corpo relaxa, a mente o segue.

 

  1. Compre um livro de colorir:

    sabe aqueles livros que explodiram em popularidade alguns meses atrás? Então. Esses mesmos. Eu particularmente prefiro os que tem desenhos com linhas maiores ao invés daqueles com detalhes infinitos. O ato de colorir em geral tem um efeito calmante porque fica difícil de prestar atenção em outras coisas ao mesmo tempo.

 

  1. Massageie as suas têmporas:

    leve essa técnica de acupuntura com você para qualquer lugar. Pressione as suas têmporas com a ponta dos seus dedos indicador e médio e faça movimentos circulares. Além de atenuar dores de cabeça, ajuda a relaxar outros músculos do corpo.

 

  1. Masque chicletes:

    mastigar um pedaço de goma de mascar por alguns minutos ajuda a aliviar a tensão da ansiedade principalmente na área da mandíbula. Não sei se você nunca notou, mas quando estamos estressados, temos o costume de apertar os dentes. Mascar chicletes melhora o humor e ainda te deixa com o hálito fresco.

 

  1. Faça doces ou prepare comida caseira:

    a arte de cozinhar e decorar te coloca em um estado criativo e de orgulho, melhorando a auto estima. O cheiro de comida no forno também nos faz sentir calmos e confortados.

 

  1. Dance:

    a combinação de música com dança eleva a auto estima, melhora o mau-humor e reduz a ansiedade e o estresse. Dançar nos permite ser criativos e nos permite expressar emoções difíceis de colocar em palavras. Então levante e tenha uma festa de dança de 30 segundos sempre que você estiver irritado.

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