BelezaEmagrecimento

17 Alimentos Antioxidantes Que Vão Curar Até a Sua Alma

O nosso corpo é composto de antioxidantes e radicais livres. Quando a quantidade de radicais livres é maior do que a de antioxidantes o nosso corpo começa a reagir e expressar tal deficiência em forma de envelhecimento precoce, células mutantes ou danificadas e um sistema imunológico sobrecarregado e ineficiente.

Essencialmente, os antioxidantes são agentes que combatem a oxidação. Bem simples, né? Eles são responsáveis por desacelerar a oxidação de alimentos que serão armazenados na nossa despensa ou por desativar agente oxidantes em organismos vivos.

As fontes alimentícias de antioxidantes sejam elas ervas, frutas, chás ou temperos diminuem a ação dos radicais livres, os quais são grandes inimigos nossos por levarem o nosso organismo a potencialmente desenvolver disfunções como câncer, doenças cardiovasculares ou demência. Todos esses males foram cientificamente comprovados de estarem diretamente conectados à danos de oxidação e inflamação em nosso corpo.

Alguns benefícios de incluir alimentos antioxidantes na sua dieta incluem:

  • Maior expectativa de vida
  • Chances menores de desenvolver câncer
  • Pele com aparência jovial e rejuvenescida
  • Proteção contra problemas do coração
  • Diminuição do risco de desenvolver problemas nos olhos, como cataratas ou degeneração da mácula
  • Sinais menos acentuados de envelhecimento da pele, coração, cérebro, tecido, articulações e olhos

Não há um consumo mínimo ou máximo diário estabelecido para os antioxidantes encontrados em alimentos. Portanto, quanto mais itens você puder inserir em sua alimentação diária, melhor.

A lista abaixo contém comidas, ervas e temperos com um alto teor de antioxidantes de acordo com a pontuação do ORAC (Capacidade de Absorção Radical de Oxigênio) do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos da América.

  1. Cravo da Índia: 290,283 – pontuação ORAC
  2. Groselha Indiana: 261, 500 – pontuação ORAC
  3. Orégano: 175,295 – pontuação ORAC
  4. Alecrim: 165,280 – pontuação ORAC
  5. Canela: 131,420 – pontuação ORAC
  6. Açafrão: 127,068 – pontuação ORAC
  7. Açaí: 102,700 – pontuação ORAC
  8. Noz-Moscada: 69,640 – pontuação ORAC
  9. Manjericão: 61,063 – pontuação ORAC
  10. Gengibre: 39,041 – pontuação ORAC
  11. Jabuticaba: 25,514 – pontuação ORAC
  12. Amora Preta: 19,220 – pontuação ORAC
  13. Alcachofra: 9,416 – pontuação ORAC
  14. Romã: 4,479 – pontuação ORAC
  15. Goiaba Vermelha: 1,990 – pontuação ORAC
  16. Erva Mate: 1,704 – pontuação ORAC
  17. Chá Verde: 1,253 – pontuação ORAC

 

Como Evitar Danos Causados Por Radicais Livres

Agora que você já sabe como fazer uso de antioxidantes para temperar as suas comidas, escolher quais chás beber de manhã e quais frutas levar de lanche para o trabalho, aqui vão algumas outras dicas de como amenizar os efeitos dos radicais livres no nosso organismo.

  • Reduzir estresse
  • Exercitar-se moderadamente
  • Reduzir a quantidade de produtos químicos e cosméticos usados
  • Limitar o consumo de alimentos processados e refinados
  • Aumentar o consumo de alimentos orgânicos
  • Diminuir o consumo de alimentos que contenham hormônios ou pesticidas
  • Evitar o uso desnecessário de remédio

 

 

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *