19 Alimentos com Melatonina Que Vão te Livrar do Estresse
Você anda tendo cansaço diurno, tendo crises de irritabilidade, sofrendo de insônia e se isolando socialmente? Pode ser que os níveis de melatonina no seu corpo estejam baixos.
Esse hormônio natural do nosso organismo é produzido quando vamos para a cama e a sua estimulação acontece no escuro. Quando o teor de melatonina está como esperado, é possível observar uma melhora no nosso sistema imunológico além de, claro, embarcar em um sono dos anjos. Na verdade, os benefícios da melatonina são inúmeros e vão muito além de uma simples noite bem dormida.
Há dois caminhos se você está suspeitando de carência desse hormônio no organismo: suplementação de melatonina e alimentação que influencia a sua fabricação. Mas antes de seguir uma dessas alternativas, faça antes um teste em casa seguindo essas dicas abaixo:
- Coloque cortinas com blackout no quarto para evitar a entrada de luz natural e artificial enquanto você dorme.
- Evite refeições pesadas à noite, comidas açucaradas e especialmente cafeína.
- A luz azul emitida pela tela de aparelhos eletrônicos bloqueia a produção de melatonina. Experimente não assistir televisão logo antes de dormir e não mexer no celular (essa vai ser difícil, mas tente pelo menos por 1 semana para ver se você nota alguma diferença).
- Pratique exercícios físicos durante o dia, de preferência pela manhã.
Em conjunto com as sugestões acima, ataque as comidas da lista abaixo. Algumas delas contêm melatonina em sua composição natural e outras contêm triptofano – um aminoácido que induz a produção de serotonina, substância essencial para a produção de melatonina.
- Cereja Morello
- Laticínios provenientes de animais alimentados somente no pasto
- Arroz (especialmente o arroz preto, vermelho e integral)
- Nozes
- Gengibre
- Grãos germinados
- Vinho tinto
- Peixe
- Tomate
- Frango
- Peru
- Feijão
- Legumes secos
- Banana
- Ovos
- Semente de girassol
- Rabanete
- Cevada
- Semente de gergelim