EstresseNootrópicos

19 Alimentos com Melatonina Que Vão te Livrar do Estresse

melatonin-alimentos

Você anda tendo cansaço diurno, tendo crises de irritabilidade, sofrendo de insônia e se isolando socialmente? Pode ser que os níveis de melatonina no seu corpo estejam baixos.

Esse hormônio natural do nosso organismo é produzido quando vamos para a cama e a sua estimulação acontece no escuro. Quando o teor de melatonina está como esperado, é possível observar uma melhora no nosso sistema imunológico além de, claro, embarcar em um sono dos anjos. Na verdade, os benefícios da melatonina são inúmeros e vão muito além de uma simples noite bem dormida.

Há dois caminhos se você está suspeitando de carência desse hormônio no organismo: suplementação de melatonina e alimentação que influencia a sua fabricação. Mas antes de seguir uma dessas alternativas, faça antes um teste em casa seguindo essas dicas abaixo:

  • Coloque cortinas com blackout no quarto para evitar a entrada de luz natural e artificial enquanto você dorme.
  • Evite refeições pesadas à noite, comidas açucaradas e especialmente cafeína.
  • A luz azul emitida pela tela de aparelhos eletrônicos bloqueia a produção de melatonina. Experimente não assistir televisão logo antes de dormir e não mexer no celular (essa vai ser difícil, mas tente pelo menos por 1 semana para ver se você nota alguma diferença).
  • Pratique exercícios físicos durante o dia, de preferência pela manhã.

 

Em conjunto com as sugestões acima, ataque as comidas da lista abaixo. Algumas delas contêm melatonina em sua composição natural e outras contêm triptofano – um aminoácido que induz a produção de serotonina, substância essencial para a produção de melatonina.

  1. Cereja Morello
  2. Laticínios provenientes de animais alimentados somente no pasto
  3. Arroz (especialmente o arroz preto, vermelho e integral)
  4. Nozes
  5. Gengibre
  6. Grãos germinados
  7. Vinho tinto
  8. Peixe
  9. Tomate
  10. Frango
  11. Peru
  12. Feijão
  13. Legumes secos
  14. Banana
  15. Ovos
  16. Semente de girassol
  17. Rabanete
  18. Cevada
  19. Semente de gergelim
Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *