5 htp beneficious

5- HTP: Para Que Serve e Benefícios

 

Um dos componentes mais importantes para o corpo humano é energia. Para repormos a energia utilizada é necessário que nos alimentemos de maneira adequada. Comidas que são fontes principais de energia são: carboidratos, gorduras e aminoácidos. Por conseguinte, tais componentes são as fontes construtoras do nosso organismo.

Dentre tais fontes de energia, os aminoácidos se destacam por conter nitrogênio em sua composição. Isso significa que eles têm a capacidade de formar e reparar músculos, tecidos, pele e órgãos. É por isso que a falta de aminoácidos em nosso corpo pode resultar em dores de cabeça e musculares, fadiga, insônia, etc.

Às vezes a solução para o nosso problema é menor do que imaginamos. Um dos problemas pode ser a carência de triptofano, um aminoácido essencial que o nosso corpo não consegue produzir sozinho. A solução você já sabe.

 

5-HTP Para Que Serve

O triptofano é um aminoácido que ajuda a regular várias partes do funcionamento normal do corpo humano como o humor e hormônios. Outros efeitos desse aminoácido incluem a sensação de calma, tranquilidade e a redução da sensação de ansiedade.

A partir do triptofano, é possível ter acesso a um de seus subprodutos chamado 5-HTP (ou 5-hidroxitriptofano). Este, por sua vez, concentra toda a sua ação no nosso cérebro aumentando os nossos níveis de serotonina e fazendo com que nos sintamos relaxados e alcancemos aquele estado de bem-estar como se a nossa vida fosse um mar de rosas (o que importa é como nos sentimos, né?). Além disso, a serotonina produzida a partir do 5-HTP também ajuda a controlar o desejo de comer besteiras. Afinal, ao comer besteiras o que estamos realmente atrás é da sensação que a serotonina produz.

O efeito do composto químico chamado serotonina acontece a partir de células nervosas que modificam funções cerebrais diretamente relacionadas ao nosso humor e qualidade do sono.

Já os aminoácidos como um todo devem ser uma parte fundamental da alimentação de todo mundo. E quanto eu falo todo mundo eu quero dizer todo mundo mesmo! Crianças, adolescentes, adultos e idosos. Independentemente de preferência alimentar e estado de saúde. Os aminoácidos podem ajudar com várias condições de saúde de modo completamente natural!

O 5-HTP pode ser adquirido via alimentos que são ricos em triptofano que, dentro do nosso corpo, se transformarão em seu subproduto. Outra alternativa é a obtenção de suplementos de 5-HTP (connection to stress review article) que são sintetizados a partir da planta Africana Griffonia simplicifolia.

 

4 Benefícios Curiosos do 5-HTP

 

  1. Perda de Peso: o uso do 5-HTP em forma de suplemento se mostrou efetivo nesse estudo realizado pela Sapienza Universidade de Roma, na Itália. Tal estudo utilizou 19 participantes do sexo feminino que possuíam um IMC (índice de massa corporal) entre 30 e 40. A administração do 5-HTP por um período de 5 semanas resultou em uma considerável perda de peso e ajuste nos hábitos alimentares ao que diz respeito à quantidade de comida ingerida diariamente. Desta forma, é possível compreender que a perda de peso se deu devido à função inibidora de apetite do 5-HTP.

 

  1. Redução do Estresse: um estudo placebo utilizando 5-HTP comprovou o aumento dos níveis de cortisol na saliva de participantes previamente diagnosticados com a síndrome do pânico. No total, 48 pessoas (24 saudáveis e 24 portadoras da síndrome do pânico) participaram deste processo elaborado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Maastricht, na Holanda. Apesar do cortisol ser popularmente conhecido como o hormônio do estresse, níveis saudáveis de cortisol controlam a pressão sanguínea, o que influencia positivamente no balanço da síndrome do pânico e na queda do estresse.

 

  1. Neutraliza o Terror Noturno: o Centro Pediátrico de Disfunções do Sono da Universidade de Roma, na Itália, fez o uso de 5-HTP em crianças que sofriam de terror noturno. Esse distúrbio do sono faz com que a criança manifeste episódios de pânico e medo durante o sono, provocando choro e gritos causados pelo surgimento da sensação de terror. O estudo concluiu que apenas 1 mês após o início da ingestão de 5-HTP, 29 de 31 crianças apresentaram sinais de melhora. Após 6 meses de teste, o 5-HTP ajudou 26 de 31 crianças (83,9%) a ficarem completamente livres dos ataques de terror noturno.

 

  1. Controla a Menopausa: acredita-se que o 5-HTP tem fortes conexões com o equilíbrio dos sintomas de menopausa como as desconfortáveis ondas de calor. Devido aos seus poderes de otimizar os hormônios do nosso corpo, essa fonte natural pode ajudar com o incomodidade causada pelo termino do período fértil da mulher.

 

Outros benefícios do 5-HTP estão relacionados a:

 

  • Depressão
  • Enxaqueca
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Fibromialgia
  • Vícios

 

Alimentos Ricos em Triptofano

A inclusão de alimentos que contenham o aminoácido triptofano em sua dieta tem a capacidade de aumentar a quantidade de serotonina liberada pelo nosso cérebro. Este processo se dá devido ao subproduto deste aminoácido, o 5-HTP, que é responsável principalmente por combater o estresse e gerar uma sensação de bem-estar.

Algumas comidas que nos ajudam a promover 5-HTP no nosso organismo são:

  • Clara do Ovo
  • Batatas
  • Carne Bovina
  • Cordeiro
  • Peru
  • Arroz Integral
  • Quinoa
  • Bananas
  • Laticínios orgânicos (leite, iogurte, queijo)
  • Salmão
  • Bacalhau
  • Sementes de Gergelim
  • Castanhas de Caju
  • Nozes
  • Grão de Bico

 

Efeitos Colaterais do 5-HTP

Efeitos adversos do 5-HTP são mais comumente observados em casos de abuso da dosagem diária recomendada. De qualquer modo, sempre consulte o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento com suplementos mesmo que natural. Fique também alerta a efeitos colaterais que podem estar relacionados ao uso de 5-HTP, como diarreia, náusea, dor de cabeça e boca seca.

Apesar de ser relativamente fácil começar a ingestão de alguns dos alimentos listados no tópico acima, o uso do 5-HTP por meio de suplemento é o mais indicado para obter melhores resultados. Pesquisadores afirmam que o nosso corpo é capaz de absorver melhor o produto puro do que quando transformações químicas são necessárias.

Consulte também a opinião do seu médico se você estiver tomando qualquer tipo de medicamento, especialmente se relacionado a sintomas de depressão ou ansiedade.

No comment Add yours.


Add your comment

Your email address will not be published.