EstresseNootrópicos

Ashwagandha: Para Que Serve & Seus Benefícios

Não dá nada melhor nessa vida do que se sentir bem, relaxado, feliz, saudável e cheio de energia. Mas, como a vida não é um mar de rosas, é relativamente difícil alcançar um estado pleno que abrange todas as condições citadas acima. Para falar a verdade, é difícil ter tempo para focar em cada uma dessas categorias e as elevar a um nível superior ao satisfatório.

Entretanto, graças à ciência e suas descobertas, a erva ashwagandha é um componente encontrado na natureza que acoberta todos os benefícios que você está procurando e muitos outros que você nem espera descobrir. Permita-se experimentar esse suplemento natural que pode melhorar o seu cotidiano estressante de forma singela.

 

O Que é Ashwagandha?

A Withania somnifera – ou comumente conhecida como ashwagandha – é uma planta.

A ashwagandha também possui outros nomes menos populares como Rei da Ayurveda, Gengibre da Índia e Cereja do Inverno (Wintercherry).

Esta erva vem sido utilizada por praticantes da medicina Ayurveda há mais de 3 mil anos. A medicina Ayurveda é um ramo natural da medicina desenvolvida na Índia e pode ser comparada à medicina tradicional Chinesa. A sua prática envolve a administração de ervas e suplementos encontrados no meio-ambiente para otimizar a nossa saúde.

Originária das regiões secas da Índia, norte da África e Oriente Médio, hoje a ashwagandha pode ser encontrada em áreas da América do Norte também. O arbusto dessa planta, que é da mesma família do tomate, produz flores amarelas e seu fruto tem o tamanho aproximado de uma uva com a cor vermelho alaranjada.

A raiz da erva ashwagandha tem um cheiro característico de estábulo e, devido a isso, o significado de seu nome é “cheiro de cavalo”. Acredita-se que ao utilizar da ashwagandha, o indivíduo passará a ser forte e viril como um cavalo.

Esta substância natural é considerada a chave para ajudar o corpo humano a se adaptar a situações de estresse. Tal característica faz com que a ashwagandha se encaixe na categoria de plantas adaptógenas. Além disso, é também classificada como vajikara (planta afrodisíaca) e bhalya (planta fortalecedora).

As vantagens dessa erva podem ser adquiridas de forma completamente natural ou por meio de suplementos de ashwagandha, que é a forma mais fácil de obter a planta.

 

Para Que Serve & Benefícios da Ashwagandha

A erva ashwagandha é conhecida principalmente por suas propriedades calmantes. Porém, é também utilizada como analgésico, adstringente, imunoestimulante e antiespasmódico para o tratamento de várias doenças.

 

  1. Alivia Sintomas de Ansiedade: a Faculdade Canadense de Medicina Natural em Toronto analisou os efeitos da erva ashwagandha em relação aos sintomas de ansiedade. Neste estudo placebo, 75 pessoas foram separadas em 2 grupos. Todos os participantes sofriam de ansiedade moderada e fizeram terapia durante o período de teste em conjunto com o uso de ashwagandha. O grau de ansiedade dos indivíduos que fizeram o uso da erva diminuiu 56,5%.

 

  1. Ameniza o Estresse: o Departamento de Neuropsiquiatria e Psiquiatria Geriátrica do Hospital Asha, na Índia, concluiu a partir de um estudo que a ingestão de ashwagandha diminui os níveis do hormônio cortisol no nosso organismo. Neste estudo, 64 pessoas foram analisadas por um período de 60 dias.

 

  1. Regula os Níveis de Colesterol: um estudo Indiano publicado no Jornal da Associação Nutracêutica Americana em 2008 reuniu 98 participantes para testes placebo. O resultado mostrou uma redução significativa nos níveis de cortisol e colesterol LDL (colesterol ruim), enquanto aumentou os níveis do colesterol HDL (colesterol bom).

 

  1. Estimula a Força e Recuperação Muscular: um grupo de cientistas e médicos indianos publicou um estudo sobre ashwagandha. Em 2015, 57 homens sem preparo físico foram colocados em um treino muscular por 8 semanas. Melhorias no tamanho do músculo, níveis de testosterona e recuperação muscular foram observadas no grupo que fez o uso de ashwagandha.

 

  1. Equilibra hormônios: plantas adaptógenas como a ashwagandha são ótimas para regular o funcionamento da tireóide, independentemente do caso ser de hipo ou hipertireoidismo.

 

  1. Otimiza o Sistema Endócrino: com o acúmulo de estresse mental, físico e psicológico, é comum ocorrer o que chamamos de fadiga adrenal. Essa disfunção pode bagunçar seus hormônios e causar o envelhecimento precoce. O tratamento com ashwagandha resolve todos estes problemas.

 

  1. Promove o Bom Humor: como citado acima, a ashwagandha pode ajudar no tratamento de estresse e ansiedade. Por conseguinte, auxilia também com sintomas de depressão. Desta forma, acaba resultando em menos alterações drásticas de humor.

 

Outros usos menos conhecidos e ainda sendo estudados da ashwagandha incluem:

 

  • Tratamento de artrite
  • Redução de tumores
  • Auxílio no tratamento da tuberculose
  • Alívio dos sintomas de asma e bronquite
  • Relaxamento dos músculos das costas
  • Suavização da TPM
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue
  • Controle dos sintomas de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
  • Redução de inflamações

 

Efeitos Colaterais da Ashwagandha

O uso da erva ashwagandha é comprovado ser bastante seguro quando não utilizada a longo prazo. Não há evidencias suficientes sobre os possíveis efeitos adversos com relação a overdose ou uso contínuo da substância.

Consulte a opinião do seu médico de família antes de fazer o uso de ashwagandha. Especialmente se você estiver grávida, amamentando, tiver menos de 18 anos ou sofrer de uma das seguintes condições: lúpus, diabetes, gastrite e hipertensão.

Remédios de efeito sedativo podem potencializar o efeito da ashwagandha causando sonolência excessiva.

 

 

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *