EstresseNootrópicos

Bacopa Monnieri: O Que é & Como Afeta o Cérebro Humano

Sintomas de estresse, ansiedade, insônia, neblina cerebral e distração? Tudo o que você queria nessa vida é uma simples solução para esses problemas que não envolva remédios fortes e que podem causar vício?

Muitas vezes achamos que tudo está tranquilo e sob controle. Mas aí um tsunami de estresse vem sem avisar e quando finalmente paramos para avaliar a nossa vida, estamos na verdade nos afogando em angústia. O estado de aflição constante, pernas sempre se mexendo, aquela dorzinha de cabeça que não vai embora e impaciência são sinais de estresse. Não deixe que esses sinais venham de mala e cuia e nunca mais saiam da sua vida. Está na hora de expulsa-los da sua rotina com a ajuda de nootrópicos.

Os suplementos nootrópicos são compostos que agem dentro nosso cérebro. Eles estimulam o nosso potencial cognitivo via sensações de bem-estar e aumento da capacidade de aprendizado. A palavra nootrópico é originária do idioma grego e significa “para a mente”.

Há vários suplementos nootrópicos disponíveis no mercado que variam de acordo com o tipo de influência que oferece para o nosso corpo.

 

  • Atenção e Foco: rhodiola rosea e ashwagandha
  • Ansiedade: L-Teanina e GABA
  • Alterações de Humor: 5-HTP e Ômega 3
  • Sono: melatonina e raiz valeriana

 

Há, no entanto, muitos outros exemplos de suplementos que são praticamente doce para o cérebro. Outro nootrópico interessante e que vem sido bastante usado ultimamente é a bacopa monnieri.

 

O Que é Bacopa Monnieri

Este suplemento nootrópico e adaptogeno é proveniente de uma planta nativa da Índia. Tal planta é um gênero entre quase uma centena de plantas aquáticas da família Plantaginaceae.

A bacopa monnieri, também chamada de Brahmi, cresce em terrenos pantanosos de regiões tropicais e subtropicais. Hoje em dia sendo encontrada especialmente na Ásia e nas Américas. O termo Brahmi foi inspirado no deus do hinduísmo Brahma.

Enquanto a bacopa é ainda pouco conhecida no ocidente, no oriente esta planta vem sido utilizada desde 600 d.C. especialmente pela medicina tradicional Indiana Ayurvedic.

Segundo a medicina Ayurvédica, nós funcionamos de acordo com 3 tipos de energia – ou DOSHAS – que influenciam a nossa mente e corpo. São elas: Vatta, Pitta e Kapha. Quando a energia pitta está desequilibrada, o nosso corpo e mente manifestam sintomas de inflamação e agitação. Na Índia, a brahmi é utilizada para abrandar o desequilíbrio da pitta.

Para a sintetização do suplemento de bacopa, as partes da erva que são utilizadas são as hastes e folhas.

 

Benefícios da Bacopa Monnieri

 

  • Memória: um estudo com o objetivo de testar a efetividade da bacopa monnieri em idosos foi realizado em New South Wales, na Austrália. A Universidade Southern Cross reuniu 81 pessoas do sexo feminino e masculino com mais de 65 anos. O estudo durou 6 meses e, na sua culminação, os indivíduos do grupo que recebeu o suplemento de bacopa pode provar melhoras em memória e aprendizado verbal.

 

  • Ansiedade: o uso de bacopa monnieri altera o funcionamento natural de certos neurotransmissores que regulam a atividade de serotonina. Além disso, a planta contém hersaponin na sua lista de ingredientes ativos, o qual é um alcalóide responsável por enviar sinais sedativos ao nosso cérebro.

 

  • Envelhecimento: a erva nootrópica vem sido utilizada há muitos anos como um tônico cerebral pela civilização indiana. A bacopa tem propriedades antioxidantes e protege o cérebro contra radicais livres que danificam a atividade neurológica normal.

 

Disfunções Que Podem Ser Tratadas com Bacopa

É comprovado cientificamente que a bacopa aumenta e estimula certos elementos químicos dentro do nosso cérebro que estão diretamente ligados a áreas de raciocínio, aprendizado e memória. Logo, o uso de tal suplemento produz vários benefícios mentais.

 

  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
  • Doença de Alzheimer
  • Depressão
  • Demência
  • Epilepsia
  • Dor Crônica
  • Hipertensão

 

Efeitos Colaterais da Bacopa Monnieri

De acordo com estudos realizados para comprovar a efetividade da bacopa monnieri, indivíduos que utilizaram do suplemento por um período de 12 semanas não notaram efeitos adversos ou notaram sintomas toleráveis causados pela erva. Todavia, doses mais fortes de bacopa ou o seu uso por um período extenso, resultou em efeitos colaterais moderados em alguns dos participantes de estudos.

Os sintomas experienciados foram de cólica, náusea, inchaço, fadiga, boca seca e diarreia especialmente quando a bacopa monnieri era ingerida de estômago vazio.

Outro sintoma normal causado pela bacopa monnieri é a sedação. Por causa disso, é necessário o exercício de cautela com certas atividades após o uso desse nootrópico. Outrossim, é também necessária a análise de remédios e outros suplementos herbais que podem entrar em conflito com a ação da bacopa.

Ao decidir começar o ciclo de tratamento com esse suplemento, é importante analisar o rótulo do produto antes de compra-lo. Devido ao fato da bacopa ser uma planta aquática, esta pode ter sido contaminada com doses altas de mercúrio ou outros metais pesados. Este fato, no entanto, não é um risco para a nossa saúde desde que o suplemento seja de qualidade.

Sempre consulte o seu médico de confiança para que todas as suas questões sejam respondidas apropriadamente antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *