BelezaEmagrecimento

Os Benefícios Surpreendentes do Óleo de Coco

Eu cresci vendo a minha mãe e as minhas avós cozinharem usando óleo vegetal. Algumas vezes eu era surpreendida com o azeite de oliva. Mas no geral eu fui criada rodeada de óleos e gorduras hidrogenadas sem saber que todos esses produtos, na realidade, fazem parte do time dos vilões. Eu só comecei a abrir meus olhos e me tornar mais alerta com a minha alimentação por meados dos meus 20 anos.

Faz pouco tempo que eu comecei a usar o óleo de coco como substituto de outros óleos na culinária, mas agora não largo nunca mais! Além de vários usos do óleo de coco que ultrapassam as paredes da nossa cozinha, a nossa saúde se aproveita de vários benefícios que ele nos traz.

 

A História do Óleo de Coco

Apesar de ter ressurgido nas prateleiras de supermercados recentemente, o óleo de coco vem sido usado há centenas de anos. Existem milhares de estudos sobre o uso deste óleo comprovando o seu benefício para a saúde humana, então não recorra para o bom e velho óleo vegetal por receio de experimentar algo novo ou por algo que você ouviu na mídia recentemente. Se você ainda não está convencido, me dê um voto de confiança que eu garanto que até o final deste artigo você vai querer ir comprar um potinho de óleo de coco.

O óleo de coco é composto por ácidos graxos de cadeia média (65%) e a grande maioria (91%) da gordura desse óleo é gordura saturada totalmente saudável. Essas informações nos ajudam a entender a diferença entre o óleo de coco e outros óleos por aí.

Devido a presença de ácidos graxos de cadeia média (AGCM), ao consumirmos o óleo de coco o nosso organismo só precisa realizar 3 procedimentos para poder transformá-lo em energia. Por outro lado, outros tipos de óleo são formados por ácidos graxos de cadeia longa, o que força o nosso organismo a realizar até 26 procedimentos para chegar na transformação de energia!

Ademais, os ácidos graxos de cadeia média são:

 

  • Processados pelo fígado, o que significa que são convertidos em energia imediatamente ao invés de serem armazenados como gordura reserva
  • Antimicrobianos e antifúngicos
  • Menores do que os ácidos graxos de cadeia longa, permitindo energia instantânea
  • Digeridos facilmente

 

Aposto que você está um pouco mais confortável agora com a ideia desse superalimento não pare de ler, porque ainda tem mais!

 

Os Benefícios do Óleo de Coco

Inserir óleo de coco na sua dieta pode te trazer diversos benefícios que foram comprovados cientificamente.

 

  1. Promove a Perda de Peso: um estudo comparando óleo de coco com um óleo de cadeia longa demonstrou um aumento de curto período na velocidade do metabolismo dos indivíduos que usaram óleo de coco. Os resultados foram observados após apenas 7 dias de uso do óleo. A partir de tais resultados é possível concluir que a estimulação do metabolismo contribui para a queima de gordura se uma dieta balanceada for seguida em combinação com atividades físicas.

 

  1. Protege o Sistema Cardiovascular e Evita a Hipertensão: o óleo de coco é composto de gorduras saturadas naturais (o que pode colocar medo em algumas pessoas), mas a verdade é que gorduras saturadas aumentam o nível do nosso colesterol bom (HDL). Além do mais, também diminui o nível dos nossos triglicerídeos. Consequentemente reduz o risco de doenças do coração e controla a pressão sanguínea.

 

  1. Favorece a Saúde Dentária: devido às suas propriedades antibacterianas, fazer bochecho com 1 colher de sobremesa de óleo de coco 3x por semana por um período de 20 minutos tem a capacidade de auxiliar no tratamento de doenças periodontais. Essa atividade desnatura as bactérias de dentro da nossa boca e faz com que elas grudem no óleo.

 

  1. Otimiza a saúde do fígado: estudos apontaram que o consumo de óleo de coco cria um escudo ao redor do fígado, o protegendo de danos causados por antibióticos e bactérias.

 

  1. Ajuda a Combater Problemas de Pele: os ácidos graxos presentes no óleo de coco são capazes de reduzir inflamações de pele e de reverter situações de ressecamento excessivo. Um estudo realizado nas Filipinas teve um resultado positivo para pessoas com xerose que utilizaram o óleo como creme de rosto.

 

  1. Estimula o Sistema Imunológico: um dos ácidos do óleo de coco é o grande herói que transforma o nosso corpo em um ambiente hostil para vírus e bactérias. É o ácido láurico. Muitas doenças evoluem por causa do crescimento disparado de fungos, bactérias, parasitas e fungos dentro de nós. A ação antioxidante do óleo de coco ajuda a reduzir inflamações. Na próxima vez que você ficar doente, corte as suas fontes de açúcar – o açúcar alimenta a bactéria ruim – e tome 3 colheres de sobremesa de óleo de coco diariamente.

 

  1. Otimiza o Sistema Digestivo: com o poder de destruir as bactérias ruins, o óleo de coco melhora a saúde intestinal, ajuda a combater e prevenir úlceras estomacais e aumenta a absorção de vitaminas.

 

  1. Aumenta a Energia: o óleo de coco é muito utilizado por atletas como um suplemento natural pré-treino, especialmente para atividades que envolvem corrida de longa distância. Pela facilidade de absorção desse óleo – quando um produto de qualidade e não refinado é utilizado – o nosso corpo envia o óleo de coco diretamente para o fígado para ser transformado em energia.

 

Como Consumir

Eu passei a usar o óleo de coco em todas as minhas atividades na cozinha, seja para fritar carnes na frigideira, ou para assar um peixe no forno ou para fazer um bolo. É simples também de adicionar no seu chá, café ou vitamina pela manhã.

Apenas 1 colher rasa de sopa e você mergulha nessa imensidão de vantagens!

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *