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O Guia Oficial de Benefícios do Ômega 3

Você já teve algum membro da sua família te importunando sobre a importância de comer peixe porque é rico em ômega 3? Mas aí quando você pede uma explicação mais científica sobre essa substância, acaba recebendo somente um “porque é bom para a saúde”.

A minha avó é a rainha do ômega 3! Sempre procurando alimentos que contenham um alto teor da substância e sempre tendo também a melhor marca de ômega 3 rolando pela casa. E ela não está errada por venerar a sua constituição. Mas se você quer realmente explorar o assunto além de saber que ômega 3 é um óleo de peixe, vem comigo!

Há tanta informação sobre o ômega 3 que vai te deixar boquiaberto (mas sem gosto de peixe).

 

O Que é & Para Que Serve

O diretor e fundador do Centro de Pesquisa de Prevenção Yale-Griffin da Universidade Yale, David Katz, comentou sobre um estudo que envolveu o uso do suplemento ômega 3. O resultado de tal estudo mostrou uma associação do óleo de peixe com a redução de fatalidade cardíaca e risco de infarto. Há, na verdade, tantas disfunções e adversidades que podem ser evitadas simplesmente a partir da suplementação correta do ômega 3.

O óleo de peixe é um ácido graxo poliinsaturado proveniente dos tecidos de peixes gordurosos. É possível obter o ômega 3 a partir da alimentação ou suplementos da substância. Infelizmente o nosso corpo produz a maioria das gorduras essenciais para o nosso organismo, mas esse não é o caso do ômega 3.

Há três muito importantes ácidos graxos poliinsaturados consistentes no ômega 3 que o nosso corpo não produz naturalmente, são eles os ácidos alfa linoléico, docosahexaenóico e eicosapentaenóico. O primeiro ácido pode ser encontrado em fontes vegetais, enquanto os dois últimos somente em fontes animais ou suplementos. É importante lembrar que o ácido alfa linoléico, ao passar por processos enzimáticos dentro de nós, irá ter uma certa conversão para os ácidos docosahexaenóico e eicosapentaenóico. No entanto, não é o suficiente para que seja possível evitar uma possível deficiência dos dois últimos ácidos. Então, é altamente recomendado ter uma dieta balanceada entre esses três ácidos graxos e não só de fontes de conversão de um para outro.

O óleo de peixe é, na verdade, um tipo de gordura boa para o funcionamento do nosso organismo. Ele pode ser encontrado facilmente em peixes de água frias que são ricos em gordura.

 

Ômega 3, 6 & 9

Agora que você já sabe um pouco sobre o ômega 3, eu vou te passar a batata quente mais uma vez. O que são ômega 6 e ômega 9? Não se preocupe por não saber, porque nem a minha avó sabia desses detalhes.

O ômega 6 é também muito importante para a nossa saúde, mas relativamente mais fácil de atingirmos a nossa quota diária ao ser comparado com o ômega 3. A sua função principal é operar nos níveis de colesterol. Diminuindo o LDL (colesterol que faz mal a saúde) e elevando o HDL (colesterol saudável). Esse óleo tem como representante o ácido linoleico.

Para atingir os níveis desejados de ômega 3 e ômega 6, a proporção deve ser o dobro de ácidos provenientes do ômega 6 em comparação ao ômega 3. No entanto, devido a quantidade de fast food, alimentos congelados e doces gordurosos que consumimos, a proporção que deveria ser 2:1 acaba sendo de 14:1 a 25:1, anulando os efeitos positivos do óleo de peixe.

O ômega 9, por sua vez, também conhecido por oleico monoinsaturado, é produzido naturalmente pelo nosso organismo se tivermos quantidades razoáveis de ômega 3 e ômega 6. Caso contrário, é necessário obtê-lo em sua dieta via alimentação ou suplementação. Ele atua principalmente no controle do colesterol e no estímulo do nosso sistema imunológico.

 

Ômega 3 Benefícios

Enquanto há inúmeros benefícios que esse óleo pode te trazer, abaixo você encontra os mais distintos e comprovados cientificamente.

  • Freia o Declínio Cognitivo: há muito e muitos anos vários estudos vêm sido focados no uso do ômega 3 em pessoas com mal de Alzheimer. Foi comprovado que não somente auxilia no tratamento dessa doença, mas também pode ajudar a prevenir atrofia cerebral em idosos.
  • Favorece o Tratamento do Câncer: o óleo de peixe pode otimizar o efeito dos medicamentos utilizados para combater o câncer. É também indicado para evitar e tratar certos tipos como o câncer de mama e próstata.
  • Diminui Sintomas de Depressão e Ansiedade: o uso do ômega 3 é essencial para o desenvolvimento cerebral em casos de possíveis enfermidades mentais. Para aqueles com indícios depressivos, um estudo comprovou uma redução de 40% nos sintomas após a suplementação com óleo de peixe.
  • Otimiza Traços de TDAH: crianças e adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade podem obter resultados positivos com o óleo de peixe ômega 3. Principalmente em crianças foi comprovado o auxílio na fase de alfabetização e melhora comportamental.
  • Promove Fertilidade e Gravidez: nos homens foi comprovado que ajuda na mobilidade e saúde do gameta masculino. Nas mulheres é excelente para reduzir inflamações e estabilizar hormônios. Foi também comprovado que o ômega 3 desempenhou um papel importante no tratamento de disfunções como óvario policístico e endometriose.
  • Nutre a Pele e o Cabelo: ajuda na manutenção da elasticidade da pele, mantendo-a macia, saudável e livre de rugas por mais tempo. Colabora com a prevenção de caspa, perda de cabelo, eczema e manchas de sol.
  • Aumenta a Proteção Contra Diabetes e Doenças Cardiovasculares: ampara o melhoramento cardíaco, podendo evitar infartos e outras complicações. Além disso, o ômega 3 é altamente recomendado na dieta diária de pessoas que sofrem de diabetes, podendo evitar um déficit cognitivo proveniente da doença.

 

Deficiência de Ômega 3

Atualmente, a principal causa da deficiência de ômega 3 em nosso organismo é o consumo alto de ômega 6. Tal fato acaba gerando um desequilíbrio que pode impedir o nosso corpo de melhorar sintomas de enfermidades ou disfunções como as citadas abaixo.

  • TDAH
  • Doenças Cardíacas
  • Cancer
  • Depressão
  • Artrite
  • Asma
  • Doenças Autoimunes
  • Problemas na Vista
  • Diabetes
  • Mal de Alzheimer

 

O Ômega 3 Emagrece?

Estudos comprovaram que o uso balanceado de ômega 3 em um saudável pareamento com atividades físicas regularmente resulta em perda de peso.

Ter níveis bons do óleo de peixe no nosso corpo contribui para a diminuição do nosso colesterol ruim (HDL) e o aumento do colesterol bom (LDL). Outrossim, otimiza a circulação sanguínea e ameniza os níveis de triglicerídeos (que são a fonte de gordura que possuímos como fonte de energia) no sangue. Igualmente, otimiza a saúde cardiovascular e estimula o nosso metabolismo.

Todos esses fatores contribuem para a diminuição de massa gordurosa ao estimular o uso dos ácidos graxos encontrados no ômega 3 para a fabricação de energia.

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