COLAGENO BENEFICIOS

Colageno: Os Beneficios Desvendados Deste Suplemento

Se alguém te perguntar o que você sabe sobre colágeno, o que você diria? Você provavelmente reconhece esse nome por ter um shampoo ou outro produto de cabelo que contenha essa substância. Talvez seja porque você se lembrou daquele creme de corpo que tenha colágeno que a sua amiga recomendou porque é bom para acabar com a celulite. Ou ainda você tenha se recordado da época que se entupia de gelatina todos os dias porque ouviu falar que tem colágeno e que é bom para manter a pele com aparência jovem (se esquecendo somente da quantidade de açúcar que tem em cada pacotinho de gelatina, mas tudo bem… nós todos tivemos essa fase).

Todas essas teorias estão tecnicamente corretas. O colágeno é na verdade uma proteína que está presente em nossos músculos, cartilagens, pele, ossos, tendões e vasos sanguíneos e que pode facilmente ser encontrada em forma de suplementos em pó. Essa substância é a mentora na hora de substituir as células mortas da nossa pele por células novas, mantendo o bem-estar e elasticidade da derme. O colágeno é a proteína que temos em maior quantidade dentro de nós. É o que podemos classificar como a substância chiclete que mantem nossos ossos e articulações conectados apropriadamente.

Agora, você ainda quer saber um pouco mais sobre o colágeno? Bom… então senta que lá vem história!

 

O Que é Colágeno & Os Tipos de Colágeno Natural

A cada dia, cada hora, cada minuto e cada segundo que passa o nosso corpo produz menos e menos quantidades de colágeno. O que significa que estamos envelhecendo vagarosamente sem ao menos notarmos. Apesar de ainda não haver mágica para romper o ciclo do envelhecimento por completo (não, nem com uma varinha ou poção que você aprendeu em Hogwarts rola), há várias opções para retardar esse processo. O colágeno é uma dessas opções.

Para fazer o uso do colágeno de modo correto devemos, primeiramente, prestar atenção nos alimentos que contêm colágeno que estamos ingerindo como parte da nossa dieta. Em seguida, devemos aprender que há 16 tipos diferentes de colágeno perambulando o corpo humano, mas que a absoluta maioria são do tipo 1, 2 e 3. Ficou confuso? Calma que eu vou explicar um por um bem miudinho.

Tipo 1: o mais presente em nosso corpo dentre todos os outros tipos. É basicamente composto de fibras que “montam” o nosso corpo (tipo uma boneca). Sem o colágeno tipo 1, não é possível se estabelecer uma ligação que cola os nossos tendões, órgãos, pele e ligamentos um ao outro. Esse tipo de colágeno é encontrado em nosso trato gastrointestinal e é o responsável pela fabricação de ossos.

Tipo 2: esse colágeno evita que soframos da famosa “dor nas juntas”. O tipo 2 é o comandante na produção de cartilagem e nos ajuda a nos esquivar de problemas como artrite.

Tipo 3: esse tipo de colágeno auxilia na formação de vasos sanguíneos e tecido cardiovascular. É normalmente encontrado junto com o tipo 1 e, por isso, também assiste na manutenção da firmeza e maleabilidade da pele. Ele é composto de fibras que desempenham um papel muito importante em conjunto com a matriz extracelular e o tecido conjuntivo.

Tipo 4: a sua principal função é na administração da membrana basal. Essa membrana faz parte do time que cria os tecidos ao redor de órgãos, gordura e músculos. A lâmina basal acoberta a maioria dos órgãos do nosso sistema respiratório e digestivo, ela é basicamente uma camada de gel que serve como amortecedor entre uma camada de tecido e outra.

Tipo 5: esse tipo de colágeno é essencial na formação da placenta e no suporte de seu funcionamento durante a gravidez. Também é vital para a formação da superfície das nossas células e dos nossos fios de cabelo.

Tipo 10: de acordo com estudos, esse tipo de colágeno é muito benéfico para a recuperação de fraturas ósseas e problemas nas articulações sinoviais (como os joelhos e a mandíbula por exemplo). O tipo 10 ajuda na formação de ossos novos e cartilagem articular.

Benefícios do Colágeno

O maior inimigo da nossa produção de colágeno é, infelizmente, o tempo. Mas há também outros fatores que agem como um catalisador da redução dessa substância em nosso organismo como ser fumante, consumir quantidades grandes de açúcar (principalmente o processado) e demasiada exposição solar. Ao controlar tais ações, o nosso organismo fica livre para se aproveitar completamente das vantagens do colágeno. Confira abaixo alguns dos benefícios que essa proteína traz.

 

  1. Combate as marcas de celulite e estrias
  2. Auxilia na cura da síndrome do intestino permeável
  3. Promove a desintoxicação
  4. Estimula o metabolismo
  5. Otimiza a aparência da pele e do cabelo
  6. Fortalece as unhas e os dentes
  7. Assiste na recuperação das articulações
  8. Aumenta a saúde hepática
  9. Protege o bem-estar cardiovascular

 

O Colágeno & a Vitamina C

Essa proteína extremamente complexa é formada por 19 tipos diferentes de aminoácidos, o fazendo uma fonte sensacional de obtenção de glutamina, arginina, prolina e glicina, por exemplo. Tais aminoácidos são denominados “não essenciais”, mas são na verdade muito importantes para a nossa saúde e podem trazer inúmeros benefícios.

Para ativar a operação do colágeno em nosso organismo, é importante lembrar que a sua absorção máxima ocorre quando ingerido em conjunto com uma fonte de aminoácido e vitamina C (vários suplementos de colágeno já suprem essa necessidade ao oferecer tais substâncias em suas fórmulas).

Agora, você deve estar se perguntando sobre a gelatina que eu mencionei lá em cima e não toquei mais no assunto. A gelatina é, na realidade, moléculas de colágeno desestruturadas. Ou seja, a gelatina fornece as mesmas vantagens e benefícios do colágeno. Ela só se apresenta de forma diferente. Mas lembre-se do que eu falei! Cuidado com os pacotinhos de gelatina que contém mais açúcar do que gelatina! O ideal é criar a sua própria receita com frutas e gelatina sem sabor.

Finalmente, os produtos de beleza como shampoos, condicionadores, cremes faciais e corporais e produtos de maquiagem que contêm colágeno em suas fórmulas não vão mudar a sua vida. Eu sei. É uma triste notícia. A razão do seu corpo descartar o colágeno que existe em tais produtos é devido ao tamanho das moléculas dessa substância existente neles. Elas são excessivamente grandes e o nosso corpo não é capaz de absorvê-las. A melhor saída, como sempre, é mimar seu organismo com suplementos e alimentos que irão revigorar a sua saúde de dentro para fora.

 

No comment Add yours.


Add your comment

Your email address will not be published.