EstresseNootrópicos

O Que é GABA e os Benefícios Deste Suplemento

gaba suplementos beneficious

É absolutamente incrível as maravilhas que simples hormônios e substâncias químicas que o nosso próprio corpo produz pode fazer. Ao mesmo tempo, a carência ou o excesso de certas substâncias pode nos prejudicar radicalmente.

Grande parte dos hormônios que regulam o nosso bem-estar, bom humor e estado de tranquilidade é proveniente do cérebro. No entanto, pequenas alterações na nossa rotina podem transformar o modo em que o nosso organismo opera gerando crises de ansiedade e estresse.

O GABA é uma dessas substâncias que trabalham para o controle dos sintomas de estresse e tentam fazer com que o corpo fique equilibrado e relaxado.

 

O Que é GABA?

GABA – ou ácido gama-aminobutírico – é um aminoácido que atua como um neurotransmissor no nosso sistema nervoso central. O suplemento GABA ou a sua forma natural impedem a transmissão de células nervosas no nosso corpo, acalmando o nosso cérebro e servindo como um tranquilizante.

As primeiras descobertas sobre o GABA emergiram durante o final do século XIX, mas foi apenas nos anos 50 que cientistas descobriram a função do GABA como neurotransmissor inibitório.

O nosso cérebro sintetiza o GABA a partir do glutamato. Este, por sua vez, é um neurotransmissor excitatório e envia o comando de repassar o impulso nervoso de um neurônio para outro. O GABA funciona de maneira oposta e bloqueia a mensagem do neurônio para o seu vizinho.

Quando o nosso cérebro se encontra em estado de inércia da atuação do GABA, o nosso corpo começa a reagir de forma negativa. Várias condições de saúde como ansiedade, estresse, convulsões, enxaqueca, vícios, ataques de pânico, Parkinson ou outras doenças que comprometem o sistema cognitivo estão diretamente ligadas à ociosidade do GABA.

Um exemplo de funcionamento do GABA é a ingestão de cafeína. Quando há cafeína no nosso organismo, a produção de GABA é interrompida e bloqueada. Pense como você se sente quando você toma muito café ou chá verde. Os seus neurônios estão a toda passando mensagens que geram ansiedade e estresse. É por isso que a cafeína nos deixa agitados e em estado de alerta.

 

Benefícios do Suplemento GABA

Há, no momento, vários cientistas tentando comprovar os efeitos positivos do GABA para os seres humanos. Alguns dos estudos finalizados chegaram a conclusão de que o GABA tem sim efeitos calmantes no nosso organismo, sendo capaz de controlar a ansiedade, depressão e estresse. Um outro estudo realizado pela Divisão Atlética da Universidade Shenandoah em Virginia nos Estados Unidos resultou em resultados positivos para a ingestão do suplemento GABA com relação ao aumento de massa muscular. O seu uso levou a evidências de elevação do hormônio de crescimento de massa magra.

Apesar de não haver um número grande de estudos concluídos ou evidência científica sobre a eficácia do suplemento GABA, há vários consumidores que testaram e aprovaram o produto em relação aos benefícios citados abaixo. Além, é claro, dos benefícios que são comprovados também cientificamente.

  • Regula a pressão sanguínea
  • Alivia os sintomas de ansiedade
  • Amplia a tolerância a exercícios físicos
  • Melhora o humor
  • Diminui dores físicas
  • Auxilia com sintomas de TPM
  • Estimula o crescimento de massa magra
  • Otimiza a qualidade do sono
  • Queima gordura
  • Ajuda no tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

 

Alimentos que contém GABA

Infelizmente não é possível elevar os níveis naturais de GABA diretamente através da alimentação, mas sim indiretamente. Ou seja, não há alimentos que contenham a substância GABA, mas há comidas que contem outras substâncias (como os flavonoides) que interagem com a produção e a ação do GABA no nosso organismo.

Portanto, invista em frutas, verduras, chás e – acredite se quiser – vinho tinto.

 

Efeitos colaterais do suplemento GABA

Este suplemento é relativamente seguro, mas pode causar efeitos negativos quando utilizado sem recomendação médica ou quanto não respeitando a posologia indicada, tais como:

 

  • Taquicardia
  • Formigamento ou coceira no rosto, pescoço e extremidades.
  • Falta de ar
  • Sonolência

 

Não é recomendado dirigir ou lidar com máquinas sob o efeito do suplemento GABA devido a possibilidade da sensação de tontura e sonolência.

Devido à falta de informações sobre o suplemento, mulheres grávidas ou que estão em fase de amamentação, crianças e indivíduos com disfunções nos rins ou disfunções bipolares e unipolares devem evitar o uso do GABA a não ser que seja recomendado por seu médico de confiança.

Não há registro de interação negativa do suplemento GABA quando utilizado em conjunto com outro suplemento, com medicamentos com base herbal ou drogas farmacêuticas. Para prevenir efeitos indesejados, sempre informe o seu nutricionista ou médico sobre os seus suplementos rotineiros.

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *