EmagrecimentoReview de Suplementos

Descubra Os 7 Segredos da Goji Berry

GOJI BERRY SEGREDOS

Frutas são deliciosas e super recomendadas para uma dieta balanceada ou para combater aquele desejo incontrolável de comer uma barra de chocolate. Agora que vamos cair de boca em frutas, porque não mirar em uma que ofereça potencialmente mais benefícios que as outras? Porque não experimentar uma que ofereça um mar de vantagens e que ainda seja considerada um superalimento? Que bom que você está interessado! Deixa eu te apresentar a goji berry. Essa frutinha que tem mais popularidade do que dimensão vai ganhar seu coração com pouquíssimo esforço. A goji berry desidratada tem um gosto refrescante – podendo ser usada em várias comidas que você já consome – e uma aparência enrugadinha, mas não julgue o livro pela capa. Afinal, é o que todos dizem certo? Beleza interior é mais importante que a beleza exterior.

 

O Que é Goji Berry

A goji berry é uma fruta de porte pequeno natural da Ásia. A maior proporção dessa planta cresce na China, mas também pode ser encontrada em outros países asiáticos. Pela facilidade de adaptação ao solo, a goji berry pode resistir as temperaturas norte americanas e sobreviver em várias áreas dos Estados Unidos. No entanto, a grande maioria dos produtos de goji berry que encontramos são exportados da Ásia e, por isso, convertidos em frutas secas ou cápsulas de suplemento de goji berry.

A população asiática vem consumindo essa fruta há mais de 2 mil anos. Eles usam a goji berry para fins medicinais e acreditam que ela tem poderes de aumentar a expectativa de vida humana. Os Chineses utilizam não somente a fruta da planta, mas também suas folhas, raiz e flores. E quem somos nós meros mortais para não acreditar na medicina tradicional chinesa?

Essa fruta que mais parece um mini diamante vermelho também é conhecida como wolfberry, goji Tibetano ou goji do Himalaia. O seu gosto é adocicado com um toque herbal.

O uso da goji berry no Oriente é diferente do seu uso no Ocidente. Por que? Apesar de ser possível plantar e cultivar a goji berry nas Américas, ainda é difícil encontrar a planta in natura para consumo. Normalmente o seu comércio desse lado do planeta se dá em forma de pó ou em forma desidratada. Desta forma, há limites do seu uso no Ocidente. Nos países Asiáticos eles usam a fruta pura para fazer chás, sucos, vinhos e aprimorar receitas da culinária típica.

 

Benefícios da Goji Berry

Proveniente da mesma família do tomate, pimentão e da berinjela, a lycium barbarum (ou goji berry) é riquíssima em nutrientes e minerais. Tais substâncias encontradas na fruta podem te ajudar a dormir melhor, auxiliar no emagrecimento e prevenir gripes. Segue abaixo os 7 benefícios principais dessa frutinha poderosa:

 

  1. Fortalece o sistema imunológico: um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos concluiu que o consumo de suco de goji berry por um período de 14 dias resultou em bem-estar geral dos participantes. A goji berry melhorou a saúde física e mental dos objetos de estudo por ter um teor alto de vitamina C, vitamina A e antioxidantes.
  2. Protege o organismo de doenças: de acordo com um instrutor de medicina da Universidade de Harvard, há evidências de que frutas vermelhas, como a goji berry, desaceleram o processo de declínio cognitivo de memória em idosos. Pode prevenir a produção de células cancerígenas, gripes e deficiência em vitaminas. A goji berry é uma fonte sensacional de proteína, zinco, ferro e fósforo. Possui mais beta caroteno do que uma cenoura e mais ferro do que o espinafre!
  3. Estimula o bom-humor e a energia: uma análise feita e publicada no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar descobriu que o uso de goji berry elevou os níveis de energia, sensação de felicidade, qualidade do sono, melhorou a atividade gastrointestinal e diminuiu os efeitos do estresse.
  4. Promove a fertilidade: os Chineses acreditam que a goji berry também é eficaz para otimizar as chances de fecundação. Aparentemente o homem que consome goji berry tem um aumento no volume e na qualidade do esperma. Já na mulher, a goji berry é eficaz no equilíbrio hormonal e no tratamento natural da infertilidade.
  5. Purifica o fígado: a goji berry é muito utilizada em receitas de mingau (doce ou salgado) para pessoas enfermas. A medicina Chinesa acredita que essa fruta é muito importante para a purificação dos rins e do fígado, restaurando a sua vitalidade e disposição, o que ajuda na saúde de forma geral.
  6. Otimiza a aparência da pele: a goji berry é rica em beta caroteno, o que pode ser um preventivo de câncer de pele e pode combater radicais livres provenientes da exposição solar. A goji é recomendada para pessoas que sofrem de fotossensibilidade, carcinoma, melanoma, e outras doenças de pele.
  7. Favorece a saúde ocular: o consumo da goji berry está diretamente relacionado à doenças oculares que podem aparecer ao envelhecermos como a degeneração da mácula e o glaucoma. A fruta pode ajudar a proteger os nossos olhos de qualquer tipo de oxidação proveniente do estresse, radicais livres e danos causados por raios UV.

 

A goji berry ajuda a emagrecer?

Essa fruta Asiática fornece vários benefícios que podem auxiliar no emagrecimento sim. Não há estudos suficientes para comprovas que a fruta sozinha faz com que os quilos extras desapareçam, mas com toda essa variedade de vantagens com certeza abre todas as portas para que você chegue lá. Só fica a seu critério cruzar a linha de chegada ou ficar só olhando e desejando uma barriga seca e peso que te deixe mais confortável consigo mesmo.

O consumo da goji berry traz a sensação de saciedade ao mesmo tempo que destrói a bicha de comer doces, o que é um combo perfeito para quem está tentando perder peso. Um punhado de goji berry (que caiba na palma da mão) tem aproximadamente 100 calorias e tem a capacidade de te segurar entre o almoço e o jantar sem sofrer.

Mas cuidado para não abusar das frutinhas milagrosas. Elas são ótimas para o nosso organismo, mas como toda fruta tem açúcar que pode prejudicar o nosso corpo se comer demais. Especialmente aqueles que sofrem de desequilíbrio no teor de glicose no sangue.

Diabéticos e indivíduos que fazem uso de remédios anticoagulantes podem ter uma reação inesperada e negativa ao consumir a goji berry. Há também a possibilidade de reação alérgica para pessoas que já tem histórico de alergia a tomate, pêssego e nozes. Por estas razões, é importante consultar o seu médico só para ter certeza de que você está livre para entrar no mundo da goji.

 

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *