EstresseNootrópicos

Os 9 Melhores Suplementos Para Estresse

O estresse foi identificado como uma disfunção do corpo humano pela primeira vez por Hans Selye – endocrinologista Austríaco – como o resultado de um de seus estudos na Universidade de Montreal, no Canadá, no final dos anos 20. Naquela época o termo “estresse” se referia não somente aos sintomas que conhecemos hoje, mas principalmente ao estresse físico: a força que gera tensão em um corpo (por exemplo o ato de dobrar um objeto até que ele se quebre ao meio é um ato de estresse).

Atualmente, o termo “estresse” é utilizado para indicar problemas pessoais e mudanças repentinas na saúde física, cognitiva e comportamental de um indivíduo. É muito importante ficar alerta e saber como distinguir o estresse e identificar a sua causa.

 

Estatísticas Sobre Estresse

Infelizmente, 80% dos trabalhadores norte-americanos sofrem de estresse e quase metade deles afirma precisar de ajuda para controlar os seus sintomas. A mesma causa afeta 70% de trabalhadores no Brasil. Mas as estatísticas não param por aí!

 

  • Os brasileiros ficaram em 2º lugar na pesquisa de mais estressados do mundo inteiro, perdendo apenas para os japoneses.
  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ganha medalha de ouro como a população que mais sofre de ansiedade. A segunda posição ficou com os Estados Unidos.
  • Dentre os brasileiros que lidam com crises de estresse, 30% progridem os sintomas para a síndrome de burnout (nível altíssimo de estresse no trabalho).

 

Devido a estas estatísticas e à gravidade da situação geral no Brasil, grande parte da população procura soluções fáceis que amenizem e tratem os sintomas do estresse. Uma maneira fácil e eficiente de lidar com os pontos negativos dessa disfunção é por meio de suplementos. Consulte o seu médico antes de começar a utilizar qualquer um destes produtos.

Confira os 9 melhores suplementos para estresse disponíveis online ou na sua loja de nutrição predileta.

 

  1. GABA (ácido gama-aminobutírico) 

 

O que é: o ácido gama-aminobutírico, ou simplesmente GABA, é um neurotransmissor que impede a transmissão de impulsos nervosos no nosso sistema nervoso central. O GABA é responsável por induzir o processo de relaxamento após um dia cheio no trabalho, o que pode ser difícil de se desligar mesmo após chegar em casa. GABA é um aminoácido que o nosso organismo produz. O suplemento aumenta a sua quantidade gerando um efeito de sedação.

 

Como tomar: o suplemento varia entre 250mg – 1000mg. A recomendação é sempre começar na dose mínima e, aos poucos, aumentar de acordo com o que o seu corpo precisa.

 

Outros benefícios do GABA: ajuda com sintomas de TPM, estimula o crescimento muscular, melhora o humor, ameniza sintomas de ansiedade, equilibra a pressão sanguínea.

 

Pura Dieta recomenda: GABA – Now Foods.

 

 

  1. MAGNÉSIO

 

O que é: o magnésio é um mineral que pode ser encontrado em alguns alimentos e é crucialmente essencial para múltiplas reações químicas dentro do nosso corpo. A deficiência de magnésio é muito comum e pode piorar os sintomas de estresse e ansiedade.

 

Como tomar: a dose diária recomendada de magnésio é 300mg – 400mg. A melhor opção é tomar esse suplemento sozinho ao invés de em conjunto com outros. Experimente também dividir a dose diária em duas doses menores para observar diferentes métodos de absorção.

 

Outros benefícios do magnésio: combate a insônia, aumenta a energia, combate enxaquecas, previne osteoporose, otimiza a digestão.

 

Pura Dieta recomenda: Cloreto de Magnésio Maxinutri.

 

 

  1. RAIZ VALERIANA (valeriana officinalis)

 

O que é: a raiz valeriana é uma planta natura da Europa e da Ásia com propriedades de relaxamento. Pode ser adquirida como suplemento, mas também é utilizada em vários chás. A raiz valeriana é perfeita para introduzir ao seu ritual antes de ir dormir. A sua ação no organismo é suave e garante uma noite tranquila de sono.

 

Como tomar: a dose diária recomendada da raiz valeriana é de 450mg. Utilize esse suplemento 1 hora antes de dormir e os efeitos serão sensacionais. Para o uso diurno com o fim de redução do estresse, experimente uma dose entre 200mg – 300mg, de 1 a 3 vezes ao dia.

 

Outros benefícios da raiz valeriana: reduz a pressão sanguínea, suaviza cólicas menstruais, melhora o sono.

 

Pura Dieta recomenda: Raiz Valeriana – Now Foods.

 

 

  1. MELATONINA

 

O que é: a melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo todos os dias. A produção desse hormônio ocorre na glândula pineal e é diretamente influenciada pela escuridão, seguindo os padrões do ritmo circadiano humano. A luz natural do dia e a luz artificial interrompem o ciclo natural da melatonina, prejudicando, assim, o nosso sono. Como o estresse e um sono de má qualidade estão relacionados, o uso da melatonina pode ser a sua chave de ouro.

 

Como tomar: a dose inicial recomendada de melatonina é de 3mg aproximadamente 1 hora antes de ir pra cama. Caso essa dose não seja suficiente, experimente 5mg na noite seguinte. O uso diurno de melatonina não é adequado devido ao seu efeito de sonolência. Evite o uso de aparelhos eletrônicos que emitam luz azul 45 minutos antes de dormir.

 

Outros benefícios da melatonina: auxilia no tratamento de certos tipos de câncer, alivia dores crônicas, diminui sintomas da menopausa, ameniza a sensação de jet lag, melhora os sintomas de autismo infantil, favorece o sistema imunológico.

 

Pura Dieta recomenda: Melatonina Natrol

 

 

  1. L-TEANINA

 

O que é: a L-teanina é um aminoácido encontrado no chá verde. A sua ação tranquilizadora promove o bem-estar e ameniza os sintomas do estresse. Além disso, o seu uso também é interessante para anular os efeitos negativos da cafeína, como o tremor e a palpitação.

 

Como tomar: a dose recomendada de L-teanina é de 100mg – 200mg, entre 1 – 3 vezes por dia. Esse suplemento não tem um efeito brusco no corpo humano, mas a sua ingestão diária ajuda a diminuir a intensidade de crises de estresse.

 

Outros benefícios da L-teanina: estimula o foco e a concentração, combate e evita a ressaca, equilibra a pressão sanguínea, balanceia os níveis de serotonina e dopamina, auxilia no tratamento de TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

 

Pura Dieta recomenda: L-teanina Puritan’s Pride

 

 

  1. ASHWAGANDHA 

 

O que é: a ashwagandha é uma planta natural da Índia, Oriente Médio e norte da África. A sua raiz e fruto vem sido utilizados há muitos anos pela medicina tradicional indiana para a formulação de tônicos. O seu nome significa “cheiro de cavalo” e a população nativa das áreas em que é cultivada acredita que quem a usa obterá a força e virilidade de um cavalo. A ashwagandha é um planta adaptogena, o que significa que impulsiona o nosso organismo a se equilibrar em situações de estresse.

 

Como tomar: a dose diária recomendada de ashwagandha é de 500mg. Aconselha-se iniciar com uma dose única, podendo ser aumentada para duas doses de 500mg. Para melhor absorção, tome esse suplemento em conjunto com uma fonte gordurosa.

 

Outros benefícios da ashwagandha: regula os níveis de colesterol, contribui com a recuperação muscular, balanceia hormônios, otimiza as glândulas endócrinas, favorece o bom humor.

 

Pura Dieta recomenda: Ashwagandha Swanson

 

 

  1. 5-HTP (5-hidroxitriptofano)

O que é: o 5-HTP é o precursor da serotonina, um neurotransmissor batizado com o nome de hormônio da felicidade. O uso de 5-HTP é um jeito simples de aumentar os níveis de serotonina e aliviar o estresse. O suplemento é sintetizado a partir da planta Africana Griffonia simplicifolia.

 

Como tomar: a dose típica de 5-HTP varia entre 300mg – 500mg por dia. Essa dose pode ser tomada de uma vez só ou dividida em pequenas porções durante o dia.

 

Outros benefícios do 5-HTP: contribui com a perda de peso, inibe o apetite, neutraliza o terror noturno, controla a menopausa.

 

Pura Dieta recomenda: 5-HTP Nutricost

 

 

  1. RHODIOLA ROSEA

 

O que é: a rhodiola rosea é uma erva utilizada pela medicina tradicional Chinesa para fins de estimulação da vitalidade física e cognitiva, sendo excelente para os sintomas de estresse. A planta, também conhecida como raiz dourada é uma erva adaptógena.

 

Como tomar: pequenas doses da rhodiola rosea mostraram-se bastante efetivas para a prevenção da fadiga. 50mg pode ser suficiente para este fim. Para o tratamento do estresse, recomenda-se doses entre 250mg – 680mg. Doses maiores de 680mg são ineficazes e, portanto, não recomendadas.

 

Outros benefícios da rhodiola rosea: estimula a capacidade cognitiva, diminui sintomas da depressão, promove a recuperação muscular.

 

Pura Dieta recomenda: Rhodiola Rosea Nature’s Way

 

 

  1. BACOPA MONNIERI 

 

O que é: a bacopa monnieri é uma erva nootrópica que vem sido usada na medicina tradicional indiana há muito tempo para fins de longevidade e otimização da capacidade cognitiva.

 

Como tomar: caso o suplemento de bacopa monnieri seja em cápsulas ou comprimidos, a dose recomendada é de 300mg por dia.

 

Outros benefícios da bacopa monnieri: acentuação da memória, combate a ansiedade, previne o envelhecimento precoce.

 

Pura Dieta recomenda: Bacopa Monnieri Vitacost

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