Para Que Serve a Raiz Valeriana – ou Valeriana Officinalis

Ataques de ansiedade, estresse do cotidiano e noites mal dormidas. Você anda passando por maus bocados, mas está receoso de encostar em remédios para estresse ou comprimidos para dormir? Antes de recorrer à farmácia, deixa eu te apresentar a raiz valeriana.

A raiz valeriana vem sido usada há muitos e muitos anos e é principalmente conhecida por seus efeitos calmantes e sedativos. Se você é fã de experimentar recursos naturais para tratar disfunções do corpo humano antes de recorrer a um médico, as informações sobre a raiz valeriana vão te interessar com certeza.

 

O Que é a Raiz Valeriana?

A raiz valeriana – também conhecida como Valeriana Officinalis – é uma planta proveniente da Europa, Ásia e agora também cultivada na América do Norte. O seu nome é derivado do latim “valere” que significa “forte e saudável”. As flores da valeriana officinalis são brancas ou cor de rosa com um aroma adocicado e desabrocham durante o verão. Por outro lado, a erva não tem um cheiro tão agradável quanto a sua flor.

A raiz valeriana é conhecida desde antes de Cristo e vem sido utilizada como erva medicinal desde a época da Roma e Grécia antiga. O médico grego Aelius Galenus a prescrevia para tratamentos de insônia.

As propriedades dessa planta incluem óleos voláteis e ácidos. Tais componentes são responsáveis por sua ação tranquilizadora.

 

Para Que Serve a Raiz Valeriana & Seus Benefícios

Há uma grande possibilidade que você já tenha feito uso de raiz valeriana mesmo sem saber. Alguns chás mistos possuem uma quantidade pequena dessa erva em sua composição, principalmente os que anunciam serem chás para antes de dormir. São os famosos “bons sonhos”.

Em conjunto com o chá de raiz valeriana, muitas vezes se combina a erva-cidreira (Melissa Officinalis) e o hops (Humulus Lupulus). Ambos são também ervas com efeitos sedativos.

Outros usos incluem a ingestão oral da erva natural ou por meio de suplementação da raiz valeriana. Os resultados do consumo desta planta afetam o funcionamento de um neurotransmissor no nosso sistema nervoso central responsável por bloquear a transmissão de mensagens nervosas no cérebro. Este neurotransmissor é chamado de GABA ou ácido gama-aminobutírico. Assim sendo, a performance do GABA aquieta atividade nervosa gerando uma sensação de calma.

As principais funções da raiz valeriana são: a de gerar tranquilidade e mostrar o caminho para uma boa noite de sono. Mas, dentro desta gama de vantagens, muitos outros benefícios saem da sombra:

 

  1. Diminui Crises de Estresse: a raiz valeriana reduz estresse físico e psicológico de acordo com estudos. A meta para a diminuição do estresse é a habilidade de relaxar sem a sensação de ansiedade e a valeriana officinalis é capaz de providenciar isso.
  2. Reduz Pressão Sanguínea: hipertensão sem controle pode danificar o seu sistema cardiovascular e causar ataques cardíacos. Com o uso da raiz valeriana, o seu corpo encontra um porto seguro de tranquilidade. Ao entrar em um estado de relaxamento, sem ansiedade e estresse, naturalmente a sua pressão arterial abaixará.
  3. Otimiza a Qualidade do Sono: um estudo realizado na Europa com o uso de raiz valeriana visando o tempo que leva para cair no sono e a qualidade do sono no geral resultou em sorrisos. Os nossos níveis de GABA aumentam quando ingerimos essa planta administrada em quantidades corretas e, consequentemente, acabamos nos sentindo sonolentos.
  4. Ameniza a Ansiedade: estudos comprovaram que a valeriana officinalis estimula a ação do aminoácido GABA no nosso cérebro. Remédios para estresse e ansiedade tais como Xanax e Valium propõem a mesma ação. Ora, pois é melhor fazer o uso de uma erva medicinal ao invés de um remédio tarja preta, não é mesmo?
  5. Suaviza Cólicas Menstruais: a raiz valeriana é um agente sedativo e antiespasmódico. A partir disso, um estudo placebo foi conduzido com mulheres que sofrem de TPM e cólicas menstruais. Tal estudo revelou que o uso de valeriana officinalis pode conter as contrações musculares, relaxando os músculos e, consequentemente, desfavorecendo a intensidade e frequência de cólicas menstruais.

 

Efeitos Colaterais

A raiz valeriana é considerada uma erva bastante segura. No entanto, caso haja dúvidas, entre em contato com o seu médico de confiança antes de começar a utilizar desta planta.

Mulheres grávidas, que estejam amamentando e crianças pequenas devem consultar um médico ou nutricionista para iniciar o uso da valeriana officinalis.

Após o uso da erva, é recomendado evitar dirigir ou operar qualquer tipo de instrumento pesado ou perigoso devido ao seu efeito de sonolência.

Efeitos colaterais não são comuns, mas podem ocorrer. Suspenda o uso caso você experiencie qualquer um dos efeitos adversos abaixo.

  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Dor de estômago
  • Sensação contrária da proposta: ansiedade e inquietude
  • Sensação de ressaca no dia seguinte
  • Sonolência durante o dia
  • Sensação de abstinência
  • Tremores

A raiz valeriana não deve ser utilizada em conjunto com bebidas alcoólicas, sedativos, narcóticos ou melatonina.

Caso você esteja tomando algum remédio, consulte seu médico para obter informações sobre possível interferência e colisão entre os dois. Desta forma, é possível evitar que a valeriana officinalis anule o efeito do outro medicamento ou estimule seu efeito de forma negativa.

 

 

No comment Add yours.


Add your comment

Your email address will not be published.