A Biotina 5mg e a Diferença de Preço Entre Marcas Nacionais e Importadas
Em 1936, um estudo conseguiu identificar a biotina como um suplemento que combatia disfunções capilares e de pele como a dermatite e a perda de cabelo. Na época, duas substâncias podiam auxiliar com tais condições, a vitamina H e a coenzima R. No entanto, em 1940 o bioquímico Paul Gyorky descobriu que elas eram o mesmo composto.
A biotina passou a ser sintetizada a partir de 1943 e, desde então, vem nos resgatando de cabelos e unhas quebradiças, cólicas menstruais, pele com aparência envelhecida e muito mais benefícios!
Esse suplemento, também conhecido como vitamina H ou vitamina B7, faz parte das vitaminas do complexo B. No total, são 8 vitaminas hidrossolúveis que otimizam o nosso metabolismo celular. Confira abaixo a função principal de cada uma delas.
B1: balanceia o apetite e aumenta a disposição
B2: estimula a saúde dos olhos e da pele. Diretamente relacionado à fabricação de hemácias.
B3: promove o bem-estar do tecido muscular e da pele. Mantém o cérebro saudável.
B5: melhora a atividade intestinal e o metabolismo. Balanceia as funções neurológicas.
B6: exerce um papel importante na fase de crescimento. Estimula a produção de serotonina.
B7: conhecida como biotina. Otimiza a saúde do cabelo, pele e unhas.
B9: pode impedir a ocorrência de alguns tipos de anemia. Responsável pelo aumento de serotonina no organismo.
B12: aumenta estamina. Equilibra a saúde psicológica.
Com todas essas informações pode ficar difícil encontrar o melhor suplemento disponível no mercado. A nossa alimentação pode trazer traços de biotina, mas a suplementação é sempre a forma mais pura de ingerir uma substância. Há vários produtos que fornecem todas as vitaminas do complexo B em uma quantidade pequena, há também produtos que fornecem somente a biotina (ou vitamina B7). Então, se você está atrás dos benefícios que a biotina oferece, você precisa experimentar um desses suplementos abaixo. Eu testei e indico!
# 1 Biotina Vital Âtmon – Vital Beauty B5 + Biotina
- 30 mcg de biotina a cada 2 cápsulas
- Marca Nacional
Prós: possui em sua fórmula grandes quantidades de vitamina B5, o que é excelente para o metabolismo. Também possui óleo de amêndoas (que auxilia com problemas na derme) e óleo de gergelim (que funciona como um agente clareador de manchas, rugas e linhas de expressão).
Contras: como é uma mistura de duas vitaminas, o teor de biotina não é tão alto.
# 2 Biotina Kirkland
- 5mg (ou 5000mcg) a cada 2 comprimidos
- Marca Norte-Americana
Prós: fornece também em sua fórmula as vitaminas A, C, D, E, B6 e outros componentes como cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Como tem níveis super altos de biotina, é possível ver resultados logo na primeira quinzena. As minhas unhas passaram a parecer de salão e os meus fios de cabelo estão mais fortes do que nunca!
Contras: a única desvantagem é o tamanho do comprimido. Precisei de bastante líquido para mandar pra dentro sem arranhar a garganta.
# Biotina Maxinutri
- 30 mcg de biotina a cada duas cápsulas
- Marca Brasileira
Prós: auxiliou no problema constante que eu tinha de unhas fracas e que quebravam na linha da pele, o que é muito doloroso. Eu também tenho cabelos finos e que quebram com facilidade, até quando estou usando a escova. Foi só a começar esse suplemento que eu notei o fortalecimento e maior elasticidade das fibras capilares e da derme.
Contras: foi o suplemento que demorou mais a mostrar resultados positivos.
Como Tomar Biotina
De acordo com a Academia Nacional do Instituto de Medicina de Ciências e o Conselho Americano de Alimento e Nutrição, a dose recomendada diária de biotina varia de acordo com a idade e condição do indivíduo usando dessa suplementação.
- Bebês entre 0 e 6 meses: 5mcg por dia
- Bebês entre 7 e 12 meses: 6mcg por dia
- Crianças entre 1 e 3 anos: 8mcg por dia
- Crianças entre 4 e 8 anos: 12mcg por dia
- Crianças entre 9 e 13 anos: 20mcg por dia
- Adolescentes entre 14 e 18 anos: 25mcg por dia
- Adultos com mais de 19 anos: 30mcg por dia
- Mulheres grávidas: 30mcg por dia
- Mulheres em fase de amamentação: 35mcg por dia
É sempre importante, no entanto, seguir instruções médicas ou do rótulo do produto ao começar a ingerir qualquer tipo de vitamina ou suplemento.